top of page

A força da palavra de Lubi Prates, por Mirian Cristina dos Santos #PRETAPALAVRA


Pensar em #PRETAPALAVRA é também se debruçar sobre as inúmeras formas que essas palavras-pretas assumem. Miriam Alves disse que poesia é como “sexo, todo mundo faz” 😊. No post dessa semana, trago a força da palavra de Lubi Prates.


(Foto de Mayara Barbosa)


Lubi também é tradutora, além de ser uma das fundadoras da nosotros, editorial, uma editora especializada em publicar a produção de autores e autoras latinoamericanas. Tem sua obra publicada em várias línguas. É a #PRETAPALAVRA sem fronteiras.



Em Um corpo negro, livro finalista do 61o. Prêmio Jabuti, por meio de uma subjetividade coletiva, Lubi Prates nos emociona ao capturar o incapturável, o sentimento da diáspora negra, o que torna cada leitura e releitura únicas. Nesse corpo feito de palavras, Lubi imprime em cada verso a força de sua ancestralidade. Recebam a potência de sua voz!



Mirian Cristina Santos



(um corpo negro, 2017, nosotros, editorial)




uma série de cursos, oficinas, aulas abertas e produção de conteúdo digital, que visa apresentar textos, poemas e pensamentos de mulheres negras, divulgando a "escrevivência" em seu sentido mais ancestral.






Mirian Cristina dos Santos é Doutora em Letras (UFJF) e Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (UFOP). Professora Adjunta do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa). É autora do livro "Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea" (2018). Mirian também é idealizadora do Clube de Leitura Lendo EscritorAs.











bottom of page