top of page
2ed.png

Cena em prosa, a escrita como processo é um projeto permanente d’A Capivara, que será organizado em oficinas temáticas, oferecidas a cada semestre, voltadas à prática e à reflexão sobre o processo criativo no campo da escrita em prosa. As oficinas são organizadas por tema, de modo flexível, permitindo aos alunos e alunas escolher um ou mais módulos, independentemente de ordem.

Em um momento em que a noção de “escrita criativa” se dissemina ganhando as mais  diversas perspectivas, nosso enfoque pretende afirmar a dimensão processual e formativa de uma escrita interessada na investigação daquilo que nos move a criar. Por  meio de uma abordagem estética e pedagógica da ideia de cena, desenvolvemos exercícios associados à criação e à recepção de obras em prosa (romance, conto, crônica, novela, etc.). 

Nessa abordagem, a cena é compreendida enquanto uma espécie de enquadramento, um recorte, uma delimitação que, ao restringir o campo ficcional a uma situação específica (onde, o que, quem e quando), impulsiona a liberdade de experimentação e amplia, assim, as condições de acesso às singularidades específicas do processo criativo. Trata-se, portanto, de um limite que nos libera, permitindo o aprofundamento gradativo do trabalho de escrita de cada participante. 

O curso é ministrado por Deise Abreu Pacheco que, ao longo de trinta anos de carreira,  tem aliado sua experiência em artes da cena a variadas práticas de escrita e de leitura de textos literários e filosóficos, em abordagens artístico-pedagógicas diversificadas, com enfoque no campo sensível e imaginativo da experiência estética. 

Você já pode garantir sua vaga para um ou para os dois módulos de 2024.

Garanta sua vaga!

foto atualizada da Deise 1set.jpg

Deise Abreu Pacheco é doutora (FAPESP/Capes) em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com estágio de pesquisa doutoral em Filosofia no Søren Kierkegaard Research Centre (SKC), da Universidade de Copenhague (Dinamarca, 2015). Possui graduação em Direção Teatral e mestrado em Pedagogia das Artes Cênicas (ECA/USP), em que investiga processos de criação nas peças didáticas de Bertolt Brecht. Integrou o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 2018-19), ministrando a disciplina “Elementos de Ficção”.

No campo literário, é autora do livro de tirinhas A vida de Deise (Tomo I), pela Hucitec Editora (2022), em parceria com a poeta, tradutora e professora de literatura de expressão francesa Ana Cláudia Romano Ribeiro. É autora do romance LGBTQIA+ intitulado Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90), lançado pela editora Editacuja em 2023. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural, onde ministra a série de cursos Cena em prosa: a escrita como processo e medeia os encontros do NaLetra (Núcleo de Leitura d'A Capi), com Ana Cláudia Romano Ribeiro.

bottom of page