Aula especial - História em primeira pessoa: autobiografias e literatura negra, com Rafael Domingos Oliveira
Datas: 28 de novembro (terça-feira) Horário: das 19h30 às 21h30
Informações
28 de nov. de 2023, 19:30 – 21:30
Transmissão via Zoom
Sobre
[Contribuição voluntária via PIX]
**As contribuições recebidas serão destinadas a apoiar os alunos do PRETAPALAVRA, por meio do programa de bolsas de estudos d'A Capi (ver mais detalhes em política de bolsas | A Capivara Cultural ), bem como os professores integrantes do projeto.
Ministrada pelo pesquisador e escritora Rafael Domingos Oliveira essa aula intensiva – expositiva e prática – mescla teoria e debates, ao longo de 2 horas. Parte do projeto PRETAPALAVRA, uma iniciativa d'A Capi e @encruzilinhas para divulgar e amplificar as vozes de escritoras negras, e contará com a participação especial da nossa curadora e coordenadora do projeto, a professora e escritora Maria Carolina Casati.
O aulão "História em primeira pessoa: autobiografias e literatura negra" abordará textos autobiográficos escritos por mulheres negras em sociedades escravistas - como Harriet Ann Jacobs, Sojourner Truth e Annie L. Burton - e as influências que exerceram em obras de autoria feminina ao longo do século XX, com ênfase em Toni Morrison, Alice Walker, Audre Lorde e bell hooks.
A aula também fará um destaque para a experiência brasileira, estabelecendo conexões entre nomes como Esperança Garcia, Teodora Dias da Cunha, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.
Todos os participantes receberão uma bibliografia especialmente preparada pelo professor.
A aula fica gravada e você poderá ver e rever quantas vezes quiser! :)
Não há pré-requisitos. Aula voltada aos educadores(as), pesquisadores(as), mediadores(as) culturais, ativistas de movimentos sociais e demais interessados(as) em temáticas afro-diaspóricas e em literatura em geral.
ATENÇÃO: Caso deseje contribuir com o projeto, escolha a opção via PIX na hora do pagamento.
Agradecemos todo apoio! <3
Rafael Domingos Oliveira é historiador e educador. Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre e Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento FAPESP. Foi professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (Fundamental II e Ensino Médio); presidente (2013-2016) da Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da Universidade de São Paulo (ACEPUSP); e coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Foi editor da Hydra - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. Autor de artigos e capítulos de livros sobre diáspora africana nas Américas, escravidão, abolicionismo, relações raciais e branquitude. É autor do livro "Vozes afro-atlânticas: autobiografias e memórias da escravidão e da liberdade" (Ed. Elefante, 2022). Atualmente, realiza um estudo da trajetória intelectual e política da historiadora brasileira Emília Viotti da Costa. Ministra cursos, palestras e consultorias para diversas instituições no campo das relações raciais. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Afro-América (NEPAFRO) e coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Theatro Municipal de São Paulo.
Maria Carolina Casati é mulher, negra, professora, escritora. Atualmente cursa o doutorado na EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação política. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É mãe do TumTum, filha da Figênia e do Brogio, neta da Zélia e amiga de muitas, mas, primeiramente, do G7.
Contribuições
Hoje não posso contribuir
R$ 0,00Vendas encerradasVou fazer um PIX!
Pague quanto quiserVendas encerradas
Total
R$ 0,00