Nas encruzilhadas da poesia de Carolina Maria de Jesus, com Carolina Ferreira
Datas: 20 e 27 de maio (segundas-feiras) Horário: das 19h30 às 21h
Informações
20 de mai. de 2024, 19:30 – 27 de mai. de 2024, 21:00
Transmissão via Zoom
Sobre
Este é mais um curso integrante do programa PRETAPALAVRA, uma iniciativa d'A Capi e Maria Carolina Casati (@encruzilinhas) que, desde 2021, busca divulgar e amplificar vozes de escritoras negras.
O curso apresentará poemas de Carolina Maria de Jesus e discutirá sobre a sua poética em diálogo com outras obras da autora, tais como, Quarto de despejo, Casa de Alvenaria, O escravo, Provérbios e as canções do disco Quarto de despejo.
A partir da leitura dos poemas da autora, discutiremos como a linguagem poética está presente nos demais trabalhos de Carolina, sendo assim a poética um traço estético central em sua obra. Assim, poderemos pensar sobre como a linguagem poética alavanca o processo de desenraizamento do ser, rompe com o pensamento hegemônico dominante e se amalgama às poéticas negras.
O curso visa acolher todas as pessoas interessadas em ampliar seus repertórios de leitura, sem a necessidade de conhecimento prévio sobre a autora ou sobre teorias literárias. O intuito é despertar um olhar atento e crítico para os textos de Carolina Maria de Jesus, para além de sua obra mais conhecida, Quarto de Despejo.
Esse curso é fruto da pesquisa desenvolvida por Carolina Ferreira em seu mestrado na PUC-S, no programa de Literatura e Crítica Literária, sob orientação da professora Dra. Elizabeth Cardoso. A pesquisa original intitula-se: Nas encruzilhadas de Carolina Maria de Jesus: cartografia da poeticidade na obra Antologia Pessoal.
Aula 1 – Corpo-linguagem
Discutiremos alguns conceitos para pensar a poesia de Carolina Maria de Jesus, evocando autores como bell hooks, Leda Maria Martins, Édouard Glissant, entre outros. A partir disso, leremos alguns poemas da autora que têm como tema o fazer poético, com o objetivo de perceber como ela elabora o sentido da poesia para si. Trechos de outras obras serão mobilizados, para que o grupo consiga compreender como esse aspecto também está presente nos diários, nos romances e nas composições musicais.
Aula 2 – Ler na encruzilhada
A poética de Carolina de Jesus apresenta uma escala de poeticidade mediada pelo “corpo negro”, que nos possibilita estabelecer conexões com aspectos da ordem do: simbolismo (machismo e racismo), biográfico (histórico familiar e místico), imaginário (político, poder e ético) e imagético (referências de imagem e do sensível). Leremos alguns poemas da autora para discutir em grupo tais aspectos.
>> As aulas ficam gravadas e você pode assistir posteriormente.
>> Emitimos certificado de participação.
Não há pré-requisitos. Todos os interessados em literatura, prosa ou poesia, são bem-vindos.
Carolina Ferreira é mestra em literatura e crítica literária da PUC-SP. Gerente de projetos em diversidade e inclusão e autora de conteúdo didático. Participou da antologia "Carolinas: a nova geração de escritoras negras", organizada pela FLUP (Bazar do Tempo, 2020). É pesquisadora-fundadora do Grupo de Pesquisa de Literaturas e Ancestralidades Negras – GPLAN da PUC-SP. Atuou como curadora responsável pelo circuito da livraria Gato sem rabo. É associada d'A Capivara Instituto Cultural e integra a curadoria do acervo literário #PRETAPALAVRA. Tem se dedicado a investigar poéticas negras na literatura escrita por mulheres e na arte contemporânea e, mais recentemente, literaturas negras de infância e juventude.
Estes valores têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.