top of page
Nas encruzilhadas da poesia de Carolina Maria de Jesus, com Carolina Ferreira
Nas encruzilhadas da poesia de Carolina Maria de Jesus, com Carolina Ferreira

Nas encruzilhadas da poesia de Carolina Maria de Jesus, com Carolina Ferreira

Datas: 20 e 27 de maio (segundas-feiras) Horário: das 19h30 às 21h

As inscrições estão esgotadas
Consulte a nossa agenda

Local e Horário

20 de mai. de 2024, 19:30 – 27 de mai. de 2024, 21:00

Transmissão via Zoom

Sobre o Evento

Este é mais um curso integrante do programa PRETAPALAVRA, uma iniciativa d'A Capi e Maria Carolina Casati (@encruzilinhas) que, desde 2021, busca divulgar e amplificar vozes de escritoras negras.

O curso apresentará poemas de Carolina Maria de Jesus e discutirá sobre a sua poética em diálogo com outras obras da autora, tais como, Quarto de despejo, Casa de Alvenaria, O escravo, Provérbios e as canções do disco Quarto de despejo.

A partir da leitura dos poemas da autora, discutiremos como a linguagem poética está presente nos demais trabalhos de Carolina, sendo assim a poética um traço estético central em sua obra. Assim, poderemos pensar sobre como a linguagem poética alavanca o processo de desenraizamento do ser, rompe com o pensamento hegemônico dominante e se amalgama às poéticas negras.

O curso visa acolher todas as pessoas interessadas em ampliar seus repertórios de leitura, sem a necessidade de conhecimento prévio sobre a autora ou sobre teorias literárias. O intuito é despertar um olhar atento e crítico para os textos de Carolina Maria de Jesus, para além de sua obra mais conhecida, Quarto de Despejo.

Esse curso é fruto da pesquisa desenvolvida por Carolina Ferreira em seu mestrado na PUC-S,  no programa de Literatura e Crítica Literária, sob orientação da professora Dra. Elizabeth Cardoso. A pesquisa original intitula-se: Nas encruzilhadas de Carolina Maria de Jesus: cartografia da poeticidade na obra Antologia Pessoal.

Aula 1 – Corpo-linguagem

Discutiremos alguns conceitos para pensar a poesia de Carolina Maria de Jesus, evocando autores como bell hooks, Leda Maria Martins, Édouard Glissant, entre outros. A partir disso, leremos alguns poemas da autora que têm como tema o fazer poético, com o objetivo de perceber como ela elabora o sentido da poesia para si. Trechos de outras obras serão mobilizados, para que o grupo consiga compreender como esse aspecto também está presente nos diários, nos romances e nas composições musicais.

Aula 2 Ler na encruzilhada

A poética de Carolina de Jesus apresenta uma escala de poeticidade mediada pelo “corpo negro”, que nos possibilita estabelecer conexões com aspectos da ordem do: simbolismo (machismo e racismo), biográfico (histórico familiar e místico), imaginário (político, poder e ético) e imagético (referências de imagem e do sensível). Leremos alguns poemas da autora para discutir em grupo tais aspectos.

>> As aulas ficam gravadas e você pode assistir posteriormente.

>> Emitimos certificado de participação.

Não há pré-requisitos. Todos os interessados em literatura, prosa ou poesia, são bem-vindos.

Carolina Ferreira é mestra em literatura e crítica literária da PUC-SP. Gerente de projetos em diversidade e inclusão e autora de conteúdo didático. Participou da antologia "Carolinas: a nova geração de escritoras negras", organizada pela FLUP (Bazar do Tempo, 2020). É pesquisadora-fundadora do Grupo de Pesquisa de Literaturas e Ancestralidades Negras – GPLAN da PUC-SP.  Atuou como curadora responsável pelo circuito da livraria Gato sem rabo. É associada d'A Capivara Instituto Cultural e integra a curadoria do acervo literário #PRETAPALAVRA. Tem se dedicado a investigar poéticas negras na literatura escrita por mulheres e na arte contemporânea e, mais recentemente, literaturas negras de infância e juventude.

Estes valores têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.

Compartilhar evento

bottom of page