top of page
Escrever Algo Memorável: a permanência da poesia, com Dirceu Villa
Escrever Algo Memorável: a permanência da poesia, com Dirceu Villa

Escrever Algo Memorável: a permanência da poesia, com Dirceu Villa

Datas: 30/09, 07/10, 14/10, 21/10 (terças) Horário: das 19h30 às 22h

As inscrições estão encerradas
Consulte a nossa agenda

Informações

30 de set. de 2025, 19:30 – 21 de out. de 2025, 22:00

Transmissão via Zoom

Sobre

A frase que inspira essa oficina foi dita pelo beatle Paul McCartney, em entrevista para o produtor musical Rick Rubin, no documentário “McCartney 3,2,1”, lançado em 2021. McCartney faz uma observação sobre o processo de composição dos Beatles: “percebemos que estávamos escrevendo músicas memoráveis, não porque quiséssemos que fossem memoráveis, mas porque precisávamos nos lembrar delas.” Naquela época, devido às limitações técnicas, não havia muitas formas de registrar ideias — se não memorizassem, as músicas se perderiam.


Tomaremos o sentido dessa frase para pensar sobre um modo de qualificar a força da permanência da poesia. Escrever para fixar, compor para lembrar. O que empenha escrever com uma percepção tão complexa que codifique algo?




ree

Como escreveu o antigo poeta latino Horácio, sobre sua própria poesia, que seja “mais durável do que o bronze”. O que significa perceber e escrever com tamanha intensidade? E como fazê-lo? Vamos ler grandes poetas e pensadores, de todos os tempos e origens, em busca de respostas para essas perguntas, desde o jesuíta Padre Antônio Vieira (1608-1697), escritor,  grande orador e estilista da palavra, até a historiadora britânica, Frances Yates (1899-1981).


Esta oficina, além de uma parte expositiva (com a proposta de expor teoria e exemplos), conta também com exercícios práticos, criados não apenas para desenvolver a escrita de quem participa, mas especialmente para abrir a percepção poética que está em todos nós. Durante os encontros, haverá  leitura interpretativa conjunta, debates e comentários aos textos dos participantes. 




>> Emitimos certificado de participação. (frequência mínima de 75% nas aulas) 


>> Parcelamos em até 12x via Sympla. 


>> Os valores de contribuição tem um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.



ree

Dirceu Villa (1975, São Paulo) é poeta, tradutor e ensaísta, autor de sete livros de poesia, sendo os últimos couraça (2020) e ciência nova (2022), publicados pela Laranja Original. Possui doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pós-doutorado em Literatura Brasileira, ambos pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Participou dos festivais de poesia de Berlim, na Alemanha (2012); Granada, na Nicarágua (2018) e Siena, na Itália (2019). Foi escolhido para a residência literária, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich, em Norwich e Londres (2015). Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Foi professor por cerca de 10 anos da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária). Desde 2020, é professor do CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) do Museu Casa das Rosas e professor do Laboratório de Poemas d'A Capivara Cultural, onde também ministra outros cursos sobre poesia e prosa. 



Compartilhar evento

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

Boletim d'A Capi

curso de escrita

Inscreva-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre os nossos eventos

obrigada pelo envio!

A Capivara Instituto Cultural • CNPJ: 53.271.762/0001-99 • Av. Angélica, 2447, 18ºandar, CEP: 01227-200 • Whatsapp: (11) 93250-8471  • Consulte a nossa agenda de eventos online

bottom of page