top of page
AULA GRATUITA - 100 ANOS EM 2022: de Joyce a Pasolini, com Dirceu Villa e Valentina Cantori
AULA GRATUITA - 100 ANOS EM 2022: de Joyce a Pasolini, com Dirceu Villa e Valentina Cantori

AULA GRATUITA - 100 ANOS EM 2022: de Joyce a Pasolini, com Dirceu Villa e Valentina Cantori

Data: 17 de dezembro (sábado) Horário: das 16h às 18h

O registro está fechado
Ver outros eventos

Local e Horário

17 de dez. de 2022, 16:00 – 18:00 BRT

Transmissão via zoom

Sobre o Evento

O ano de 1922 está marcado por ser um “ano admirável” na arte: não apenas situa no Brasil o ponto inicial de sua vanguarda, mas nos traz também duas obras fundamentais do chamado modernismo internacional: The Waste Land, de T. S. Eliot, um poema, e Ulysses, de James Joyce, o “romance para acabar com todos os romances”, além de ser a data do centenário daquele que Alberto Moravia considerava o maior poeta italiano do pós-guerras, Pier Paolo Pasolini.

Neste encontro gratuito organizado pela Capivara, Valentina Cantori e Dirceu Villa contextualizam obras e autore(a)s cujo centenário se celebra neste nosso ano de 2022, igualmente crucial para o que tem sido e será este século XXI: somos herdeiros e herdeiras daquela tradição moderna, ainda? O que a distância de um século significa para a compreensão daquelas obras? Há paralelos possíveis entre aquele ano de 1922 e este de 2022?

Vamos descobrir juntos, observando trechos de alguns dos textos mais importantes do último século e discutindo o que ainda nos dizem.

Inscreva-se! A aula será gravada, para você ver e rever depois.

Dirceu Villa é poeta, tradutor e ensaísta, autor de 7 livros publicados de poesia, com doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela USP e pós-doutorado em Literatura Brasileira, também pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Foi convidado para o PoesieFestival de Berlim em 2012 e em 2015 foi escolhido para residência literária em Norwich e Londres, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich. Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Há sete anos é professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária), e professor do Laboratório de Poemas há um três anos n' A Capivara.

Valentina Cantori, nascida em Trieste (Itália), é tradutora, pesquisadora e artista de teatro. Doutora em Letras (Universidade de Macerata/Universidade Hebraica de Jerusalém), desenvolve na USP uma pesquisa de pós-doutorado sobre poesia italiana. Ministra aulas e palestras sobre literatura italiana e tradução; se dedica à tradução de poesia e ao teatro. Traduziu Ancestral, de Goliarda Sapienza (Âyiné, 2020).

Compartilhar evento

bottom of page