top of page
Publique seu livro: por dentro dos desafios do meio literário brasileiro, com Valéria Martins
Publique seu livro: por dentro dos desafios do meio literário brasileiro, com Valéria Martins

Publique seu livro: por dentro dos desafios do meio literário brasileiro, com Valéria Martins

Datas: 08, 15, 22 e 29 de maio (segundas-feiras) Horário: das 19h30 às 21h30

As inscrições estão encerradas
Consulte a nossa agenda

Informações

08 de mai. de 2023, 19:30 – 29 de mai. de 2023, 21:30

Transmissão via Zoom

Sobre

Mais uma parceria Capivara - Oasys Cultural, o "Publique seu livro" é um curso expositivo e prático, criado e ministrado por uma agente literária brasileira. Reúne informações suficientes para o escritor ser capaz de finalizar, publicar, divulgar e vender seu livro. A ideia é ser escritor empreendedor, como foram outros grandes nomes da Literatura Brasileira e estrangeira, cada um em sua época: Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Stephen King, Edgar Allan Poe, Mark Twain, entre muitos outros. O curso ensina como assumir uma postura ativa e caminhar com direção para ter sucesso e reconhecimento no meio literário. E, ao final, a professora também analisa os originais dos alunos, ajudando cada um a entender melhor o seu potencial.

>> Além das aulas ao vivo (on-line) com conteúdo teórico e tarefas práticas, o aluno também receberá 10 vídeos curtos gravados pela professora, como material de apoio exclusivo, para assistir quando e como quiser, ao longo do curso.

E as aulas ficam gravadas, para você ver e rever quantas vezes quiser!

Objetivos do curso:

  1. Orientar o escritor antes e durante a escrita de seu livro. Ensinar-lhe a diferença entre literatura e livros de entretenimento e como saber se o seu livro é bom.
  2. Mostrar ao escritor como encontrar e escolher editora, o papel do agente literário.
  3. Fornecer-lhe informações para que possa acompanhar com propriedade a produção de seu livro.
  4. Indicar caminhos possíveis para autores iniciantes.
  5. Modelos de contratos de editoras – formais e independentes.
  6. Como produzir uma noite de autógrafos bem sucedida.
  7. Como funciona a distribuição e venda de livros.
  8. Como comunicar ao mundo que seu livro existe de forma a atrair a atenção das pessoas e vender seus livros.

Programação

Aula 1

1)  O processo de escrita

  • A ideia e a forma do livro
  • O ambiente do escritor
  • As várias etapas da escrita de um livro
  • Como saber se seu livro é bom – Leitura crítica
  • O agente literário

2)  O relacionamento com a editora

  • Como apresentar sua obra para edição
  • A aprovação do livro pela editora
  • Tipos de Contratos
  • Como funciona a publicação de livros no exterior

3) Tarefas práticas para casa, visando fornecer ao escritor ferramentas para maximizar as chances de publicação de sua obra

Aula 2

1)  A produção do livro

  • Etapas da produção do livro
  • A importância da capa do livro
  • Definição, semelhanças e diferenças entre apresentação, prefácio, prólogo, posfácio, epígrafe e blurb.

2)  Trabalho do escritor

  • Leituras específicas – como se manter a par do meio literário brasileiro
  • Importância e criação de network literário
  • Eventos literários

3) Tarefas práticas para casa, visando desenvolver a familiaridade do escritor com o processo de produção e edição do livro.

Aula 3

1) Caminhos para autores iniciantes

  • Wattpad
  • Auto publicação e edição independente
  • Modelos e valores de edição independente
  • Editoras independentes e seus perfis
  • Prêmios literários

2) Lançamento do livro

  • Noite de autógrafos
  • Público-alvo
  • A escolha do local
  • Divulgação do evento
  • Bate-papo e autógrafos
  • Convite, brindes e demais detalhes importantes

3) Tarefas para casa, visando aprofundar o conhecimento do escritor sobre o mercado editorial independente.

Aula 4

1) A venda do livro

  • Comercialização do livro em livrarias físicas
  • Canais de venda na internet
  • Venda de livros pelo próprio autor

2) A divulgação do livro

  • Divulgação na imprensa especializada
  • Importância e a relevância das redes sociais
  • Envio para blogs e formadores de opinião.

Público-Alvo: A todo escritor ou escritora, inédito ou já publicado, que deseje um bom resultado com a publicação de sua obra – não importa o gênero literário.

Valéria Martins é jornalista formada pela PUC-Rio com 20 anos de experiência em imprensa escrita e 18 anos no mercado editorial. Trabalhou para revistas das editoras Bloch, Globo e Abril, e para os jornais O Globo, O Dia e Valor Econômico. Em 2004 migrou para o mercado editorial, atuando no departamento de marketing das editoras Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.br Autora e professora do curso “Publique seu livro”, no qual mostra um panorama completo do mercado editorial brasileiro e ensina como ser escritor empreendedor. Autora do ebook “Como publicar seu livro”, disponível na Amazon, com a íntegra do curso online. Autora de seis livros, sendo o último um volume de contos, "O Lugar das palavras", Editora 7Letras (2023).

Contribuições

  • Inscrição Integral

    (Pagto. em até 3X no cartão)

    R$ 370,00
    Vendas encerradas
  • Inscrição Social (50%off)

    Destinado a estudantes de graduação e pós graduação, bolsistas CAPES/CNPq e pessoas em situação de vulnerabilidade social. (**Vagas Limitadas)

    R$ 185,00
    Vendas encerradas
  • Inscrição + Doação

    A quantia doada acima do valor integral do ingresso nos ajuda a manter o nosso programa de bolsas. Conheça mais sobre o projeto: www.bit.ly/blscapi

    R$ 470,00
    Vendas encerradas
  • Inscrição Ex-alunos Capivara

    Destinado exclusivamente aos alunos que já fizeram algum de nossos cursos pagos.

    R$ 333,00
    Vendas encerradas

Total

R$ 0,00

Compartilhar evento

bottom of page