top of page
Publique seu livro: por dentro dos desafios do meio literário brasileiro, com Valéria Martins
Publique seu livro: por dentro dos desafios do meio literário brasileiro, com Valéria Martins

Publique seu livro: por dentro dos desafios do meio literário brasileiro, com Valéria Martins

Datas: 16, 23 e 30 de março; 06 de abril (quartas-feiras) Horário: das 19h30 às 21h30

Inscrições encerradas
Consulte a nossa agenda

Informações

16 de mar. de 2022, 19:30 – 06 de abr. de 2022, 21:30

Transmissão via Zoom

Sobre

"Publique seu livro" é o primeiro e único curso criado e ministrado por uma agente literária brasileira. Reúne informações suficientes para o escritor ser capaz de finalizar, publicar, divulgar e vender seu livro. A ideia é ser escritor empreendedor, como foram outros grandes nomes da Literatura Brasileira e estrangeira, cada um em sua época: Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Stephen King, Edgar Allan Poe, Mark Twain, entre muitos outros. O curso ensina como assumir uma postura ativa e caminhar com direção para ter sucesso e reconhecimento no meio literário.  E, ao final, a professora também analisa os originais dos alunos, ajudando cada um a entender melhor o seu potencial.

>> Além das aulas ao vivo (on-line) com conteúdo teórico e tarefas práticas, o aluno também receberá 10 vídeos curtos gravados pela professora, como material de apoio exclusivo, para assistir quando e como quiser, ao longo do curso. 

Objetivos do curso:

  1. Orientar o escritor antes e durante a escrita de seu livro. Ensinar-lhe a diferença entre literatura e livros de entretenimento e como saber se o seu livro é bom.
  2. Mostrar ao escritor como encontrar e escolher editora, o papel do agente literário.
  3. Fornecer-lhe informações para que possa acompanhar com propriedade a produção de seu livro.
  4. Indicar caminhos possíveis para autores iniciantes.
  5. Modelos de contratos de editoras – formais e independentes.
  6. Como produzir uma noite de autógrafos bem sucedida.
  7. Como funciona a distribuição e venda de livros.
  8. Como comunicar ao mundo que seu livro existe de forma a atrair a atenção das pessoas e vender seus livros.

Aula 1

1)  O processo de escrita

  • A ideia e a forma do livro
  • O ambiente do escritor
  • As várias etapas da escrita de um livro
  • Como saber se seu livro é bom – Leitura crítica
  • O agente literário

2)  O relacionamento com a editora

  • Como apresentar sua obra para edição
  • A aprovação do livro pela editora
  • Tipos de Contratos
  • Como funciona a publicação de livros no exterior

3) Tarefas práticas para casa, visando fornecer ao escritor ferramentas para maximizar as chances de publicação de sua obra

Aula 2

1)  A produção do livro

  • Etapas da produção do livro
  • A importância da capa do livro
  • Definição, semelhanças e diferenças entre apresentação, prefácio, prólogo, posfácio, epígrafe e blurb.

2)  Trabalho do escritor

  • Leituras específicas – como se manter a par do meio literário brasileiro
  • Importância e criação de network literário
  • Eventos literários

3) Tarefas práticas para casa, visando desenvolver a familiaridade do escritor com o processo de produção e edição do livro.

Aula 3

1) Caminhos para autores iniciantes

  • Wattpad
  • Auto publicação e edição independente
  • Modelos e valores de edição independente
  • Editoras independentes e seus perfis
  • Prêmios literários

2) Lançamento do livro

  • Noite de autógrafos
  • Público-alvo
  • A escolha do local
  • Divulgação do evento
  • Bate-papo e autógrafos
  • Convite, brindes e demais detalhes importantes

3) Tarefas para casa, visando aprofundar o conhecimento do escritor sobre o mercado editorial independente.

Aula 4

1) A venda do livro

  • Comercialização do livro em livrarias físicas
  • Canais de venda na internet
  • Venda de livros pelo próprio autor

2) A divulgação do livro

  • Divulgação na imprensa especializada
  • Importância e a relevância das redes sociais
  • Envio para blogs e formadores de opinião.

Público-Alvo:

A todo escritor ou escritora, inédito ou já publicado, que deseje um bom resultado com a publicação de sua obra – não importa o gênero literário.

Valéria Martins é jornalista formada pela PUC-Rio com 20 anos de experiência em imprensa escrita e 18 anos no mercado editorial. Trabalhou para revistas das editoras Bloch, Globo e Abril, e para os jornais O Globo, O Dia e Valor Econômico. Em 2004, migrou para o mercado editorial, atuando no departamento de marketing das editoras Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008, fundou a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.br.  É idealizadora e professora do curso “Publique seu livro”, ministrado inúmeras vezes no Brasil. Autora do ebook “Como publicar seu livro”, disponível na Amazon. Autora de cinco livros de ficção e não-ficção, entre eles, o lançamento da Editora Alaúde (maio 2021), "A revolução da longevidade – Como viver a segunda metade da sua vida com prazer e sabedoria".

Contribuições

  • Inscrição Integral

    (Pagto. em até 3X sem juros no cartão)

    R$ 350,00
    Vendas encerradas
  • Inscrição Social (50%off)

    (Pagto. em até 3X sem juros no cartão) - Destinado a estudantes de graduação e pós, bolsistas CAPES/CNPq e pessoas em situação de vulnerabilidade social, por questões de raça, gênero, orientação sexual, outras. (*Vagas Limitadas)

    R$ 175,00
    Vendas encerradas
  • Inscrição + Doação

    (Pagto. em até 3X sem juros no cartão) - A quantia doada acima do valor integral do ingresso nos ajuda a manter o nosso programa de bolsas (apoie um aluno)

    R$ 450,00
    Vendas encerradas
  • Inscrição Ex-alunos Capivara

    (Pagto. em até 3X sem juros no cartão) - Destinado exclusivamente aos alunos que já fizeram um de nossos cursos pagos

    R$ 315,00
    Vendas encerradas

Total

R$ 0,00

Compartilhar evento

bottom of page