Planeta, Humanidade e Futuro: como reinventar nossa relação com a Terra e a vida, com Marcelo Gleiser
Data: 18 de junho (terça-feira) Horário: das 19h às 22h10
Informações
18 de jun. de 2024, 19:00 – 22:10
Transmissão via Zoom
Sobre
O “Aulão d’A Capi” é uma aula intensiva – expositiva e prática – que mescla teoria, debates e interações com os alunos e alunas, ao longo de 3 horas (com um intervalo de 10 minutos). O Aulão é gravado, e você poderá ver e rever posteriormente.
Parte 1: Como chegamos aqui?
A história da dessacralização do nosso planeta, desde nossos antepassados coletores-caçadores até o nascimento da civilização e seu crescimento gigantesco nos últimos 150 anos. O custo ambiental deste crescimento e o desafio atual.
Parte 2: Nossas origens cósmicas: universo
A história do universo desde o "big bang" e o nascimento das estrelas até a formação de planetas nesta e em outras galáxias. A raridade da Terra no universo.
Intervalo (10 minutos)
Parte 3: Nossas origens cósmicas: Terra e vida
A história da vida na Terra, as pontes entre a ciência e as ideias budista de "interser" e outras.
A contingência e a raridade da diversidade da vida neste planeta comparado com milhares de outros na galáxia.
Parte 4: Biocentrismo e o futuro do nosso projeto de civilização
Como o conceito de biocentrismo se propõe a nos guiar numa nova narrativa da nossa relação com o planeta e com todas as formas de vida que aqui existem. A Ciência de ponta nos ajuda a afirmar uma nova ética ambientalista. Como transformar ideias em ação: um movimento social que vai do indivíduo ao Estado, de países ao planeta, uma revolução biocêntrica para o futuro da humanidade e da vida no planeta.
Não há pré-requisitos. Para todas as pessoas que se interessam por Ciência, pela história do nosso Universo e pelo futuro da humanidade e da vida no planeta.
>> As aulas ficam gravadas e você pode assistir posteriormente.
>> Emitimos certificado de participação.
Marcelo Gleiser é um cientista de renome internacional, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, com doutorado pelo King's College de Londres. É autor de centenas de artigos especializados e milhares de ensaios, publicados desde o New York Times a revistas infantis. Detentor do Presidential Faculty Fellows Award, prêmio outorgado em 1994 pelo então presidente Bill Clinton; conselheiro geral da Sociedade Americana de Física, vencedor de três prêmios Jabuti, autor de 17 livros traduzidos em 18 línguas, presença em diversos documentários e séries de TV no Brasil e no mundo, colunista da Folha de São Paulo de 1997 a 2018, fundador e ex-diretor do Instituto de Engajamento Interdisciplinar do Dartmouth College. Marcelo é um dos intelectuais públicos de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiosos do mundo, concedido também à Madre Tereza de Calcutá, ao Dalai Lama e a Desmond Tutu, dentre outras celebridades.
>> Estes valores têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.