

Manuel Bandeira na Canoa + lançamento do livro O Dia Mais Feliz da Minha Vida
com Ana Marta Cattani, Tatiana Eskenazi e Patricia Palumbo Data: 18 de outubro (sábado) Horário: das 17h às 19h
Informações
18 de out. de 2025, 17:00 – 19:00 BRT
Ilhabela, Rua Dona Florinha, 173 - Perequê, Ilhabela - SP, 11633-086, Brasil
Sobre
Uma pílula poética
No aconchego da Livraria Canoa, as poetas Ana Marta Cattani, Tatiana Eskenazi e a radialista e jornalista Patricia Palumbo se encontram para um bate-papo intimista que mistura poesia e música, em torno do universo do poeta Manuel Bandeira (1886–1968).
Bandeira viveu sob a sombra da tuberculose, mas fez da poesia seu modo de respirar. Abraçado pelos modernistas de 22 como um irmão mais velho, deixou livros fundamentais como Libertinagem e Estrela da Tarde, sempre defendendo que a poesia está em tudo: nos amores, nos chinelos, nas coisas lógicas e nas disparatadas. Em Itinerário de Pasárgada, já maduro, revisita memórias e encontra serenidade diante da morte.
Inspiradas por ele, vamos propor uma vivência sensível e criativa: leitura de poemas, escuta musical, conversa e troca de experiências, para experimentar a poesia como um jeito de habitar o mundo.
E, claro, para deixar a ocasião ainda mais gostosa, teremos comidinhas e sorvetes da Ana Mantegari (@anamantegaricozinhadomar) + vinhos selecionados pela Vinoteca da Ilha (@vinotecadailha).
Na mesma noite, também celebramos o lançamento de O Dia Mais Feliz da Minha Vida (Ed. Urutau), novo livro de Ana Marta Cattani. Em seu segundo livro de poesia, Ana Marta assume um desafio temático — o matrimônio — e mergulha nele com humor e originalidade, enfrentando a missão de repensar personagens cristalizados, e nos oferecendo versos que escavam as implicações terríveis e maravilhosas desse “dia mais feliz”.
O evento é gratuito, mas pra gente poder se organizar melhor, pedimos que faça a sua inscrição com antecedência. Mas se bater aquela vontade de última hora, não tem problema – é só chegar.
Mini-bios das condutoras
Ana Marta Cattani (São Paulo, SP) é poeta, advogada e mestre em Direito Civil pela USP. Pós-graduada pela Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, SP. Publicou seu primeiro livro de poemas, Tutano, pela Laranja Original (2023). Integra a coletânea Prêmio Off Flip de Literatura (Selo Off Flip, 2020) e as antologias Corpo de Terra (Quelônio, 2021) e 9º FPL – Festival de Poesia de Lisboa (2024). É uma das fundadoras da "A Capivara Instituto Cultural", onde atua como diretora. Seu segundo livro de poemas, “O Dia Mais Feliz da Minha Vida" (Urutau) foi lançado na FLIP- Festa Literária Internacional de Paraty 2025.
Tatiana Eskenazi (São Paulo, SP) é poeta, fotógrafa e administradora. Pós-graduada pelo curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, SP. Publicou os livros de poemas "Seu retrato sem você" (Quelônio, 2018) e "Na carcaça da cigarra" (Laranja Original, 2021). Multiartista e pesquisadora, trabalha outras formas de expressão poética além da palavra, por meio do projeto de não-retratos "Seu retrato sem você" (@seuretratosemvoce), uma investigação sobre a ausência. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural.
Patricia Palumbo (São Sebastião, SP) é jornalista, radialista e pesquisadora, com mais de 40 anos de carreira. Caiçara, mãe e marinheira, foi premiada 4 vezes por seu trabalho em rádio pela APCA, e melhor radialista pelo WME (Women's Music Event) em 2018. Homenageada no Prêmio Profissionais da Música em 2021, Patricia apresenta o programa Vozes do Brasil desde 1998 e o Instrumental Sesc Brasil há mais de 20 anos. Também é autora de 3 livros, o mais recente publicado pelas Edições Sesc, Vozes do Brasil – Entrevistas Reunidas, com 33 artistas da música brasileira. Em 2020, criou o podcast Peixe Voador, um diário intimista cheio de literatura e poesia.
