top of page
Lançamento do Livro “Corpo de Terra”
Lançamento do Livro “Corpo de Terra”

Lançamento do Livro “Corpo de Terra”

Dia 28 de Agosto de 2021 (sábado) - Transmissão via Zoom.

O registro está fechado
Ver outros eventos

Local e Horário

28 de ago. de 2021, 19:30 – 21:30

Transmissão via Zoom.

Sobre o Evento

A Editora Quelônio e Tomar Corpo em parceria com A Capivara têm a honra de apresentar o livro “Corpo de Terra”, uma antologia de poemas produzidos por doze autoras e um autor, a partir de uma residência literária realizada na Kaaysá Art Residency.

19h30 Apresentação do livro, pelo escritor, professor e editor Bruno Zeni (Quelônio) e apresentação do projeto Tomar Corpo, pela escritora e biopsicóloga Lucila Mantovani

20h00 Roda de conversa e leitura com autoras e autor, mediada pela jornalista Juliana Vettore (A Capivara) + bate-papo com o público

Participam da antologia: Ana Fulô (Ana Santoro Meira), Ana Marta Cattani, Angela Quinto, Clara Amorim, Cristina Mira, Fernando Araujo, Isabela Bosi, Juliana Ramos, Liliane Oraggio, LSRK (Lis Kuroki), Luciana Annunziata, Sara de Melo e Tatiana Russo França.

Sobre o livro:

A coletânea de poemas, organizada por Lucila Mantovani e editada pela Quelônio, aborda temas e tópicos ligados ao corpo, à terra e às palavras. Sob a inspiração de Hilda Hilst e seu poema "Corpo de Terra" (em Pequenos funerais cantantes ao poeta Carlos Maria de Araújo), a publicação traz para a sua própria materialidade o espírito de comunhão com a natureza e o fazer artístico, vivenciados pelos escritores durante o processo de imersão na Kaaysá.

O projeto gráfico de Sílvia Nastari, designer da Quelônio, com papel especial, impressão tipográfica e costura manual, também procura incorporar alguns dos parâmetros artísticos e vivenciais da imersão: a integração entre o corpo e o ambiente, tanto na escolha de um papel artesanal para a capa, quanto nas cores terrosas do texto, assim como a impressão da capa e da costura, em diferentes tons de vermelho.

O papel da capa foi elaborado artesanalmente, a partir de fibras recicladas de bitucas de cigarro, na comunidade de Boiçucanga, por Carmen e Leila Prado, do Atelier Papel do Quintal.

Sobre a residência literária:

No final do ano de 2019, treze poetas participaram do programa de residência literária na praia de Boiçucanga, no litoral paulista, uma parceria entre Tomar Corpo, Kaaysá Art Residency, Editora Quelônio e Escambau Cultura. Ali realizaram diversas atividades criativas e experimentações: aulas de dança, cerâmica, workshops, caminhadas, leituras, rodas de conversa, que propiciaram uma intensa convivência entre todos os participantes, e uma verdadeira experiência de imersão junto ao oceano, a Mata Atlântica e a comunidade local. A publicação dos poemas escritos a partir dessa vivência é o resultado deste projeto, que para além de semear amizades e poesia, agora se materializa em objeto artístico: o livro.

___________

Uma correalização Quelônio, Tomar Corpo & A CAPIVARA

Quelônio

uma editora e seu atelier tipográfico, que se dedicam a publicação de literatura brasileira contemporânea, tanto em prosa como em poesia, em obras de tiragem limitada, com projeto gráfico e formatos especiais.

@editoraquelonio

Tomar Corpo

uma plataforma que enxerga o corpo como espaço de auto-percepção e criação. Abarca imersões, cursos, livros e terapias.

@tomarcorpo

A CAPIVARA

um espaço para experiências literárias: cursos, saraus, lançamentos de livros e outras iniciativas poéticas.

@acapivaracultural

Compartilhar evento

bottom of page