FORMA EM FUGA: A ESCRITA DO ENSAIO, com Gustavo Silveira Ribeiro
Datas: 23, 30 de outubro e 06, 13 e 27 de novembro (segundas-feiras) Horário: das 19h30 às 21h30
Informações
23 de out. de 2023, 19:30 – 27 de nov. de 2023, 21:30
Transmissão via Zoom
Sobre
A partir da análise detida de textos teóricos sobre o gênero e de uma série de ensaios de referência, este curso - que já acontece n' A Capivara há 3 anos – pretende oferecer subsídios para uma melhor compreensão das múltiplas possibilidades do ensaio, contribuindo também para a formação de um repertório mínimo e um pouco menos óbvio de leituras.
A cada encontro, o foco das discussões irá recair sobre o trabalho de um ensaísta particular, a partir do qual questões mais amplas de método e técnica, e também conexões com outros autores e textos, serão propostas.
Combinados a essa empreitada teórico-crítica, os encontros querem também servir como uma oficina mínima, na qual os estudantes possam, através dos exercícios oferecidos e comentados, desenvolver o seu próprio texto, produzindo, ao final do curso, um ensaio que será discutido, oralmente e por escrito, com cada um dos participantes.
>> As aulas ficam gravadas e você pode assistir posteriormente!
>> Emitimos certificado de participação!
>> Aceitamos pagamento via Pix, Boleto Bancário, PayPal ou em até 3x sem juros no cartão, para pagamentos acima de R$300,00.
PROGRAMA
Aula 1: Marielle Macé
A tradição do grande ensaísmo francês – que passa pela teoria, pelo pensamento filosófico e pela escrita de si (na forma da narrativa ficcional ou dos gêneros autobiográficos) encontra nessa autora uma vibração particular, atenta a algumas das questões mais prementes da política e cultura contemporâneas – as recentes vagas migratórias, a vida em comum, a necessidade de novos sentidos para palavras comuns (casa, comunidade, nós).
Siderar, considerar (texto base)
Nossas cabanas
“Ideias em forma de frases” (outras leituras)
Aula 2: Peter Stallybrass
A partir do livro O casaco de Marx. História social, biografia, filosofia marxista, uma nota sobre a moda, escritos sobre o luto, a memória e a morte. Tudo isso, e várias outras camadas de sentido e de textualidades distintas se encontram e se confundem nesses ensaios de Peter Stallybrass, que partem da observação de algumas das coisas mais comuns que nos cercam: as roupas, seu uso, valor e história (pessoal e impessoal, concreta e abstrata).
O casaco de Marx: roupas, memória, dor.
Aula 3: Augusto de Campos
Em Augusto de Campos, poeta de vanguarda, o ensaio é como mais um campo expandido do pensamento e da criação, texto indeciso entre a densidade reflexiva e a composição musical, entre vocação analítica e a iluminação da imagem poética. Pensar o ensaio como poema experimental, ou como a escrita posta – uma vez mais – em risco e em desconforto: aberta para o novo (em todas as épocas), disposta à polêmica, elaborada a partir de uma confluência de gêneros e práticas artísticas, que se reúnem para manter em tensão, de modo muitas vezes inquietante, a linguagem e as ideias – voltadas aqui contra um cânone crítico e acadêmico enrijecido e compartimentado.
O anticrítico
À margem da margem (trechos/textos escolhidos)
“Vanguarda: morte e vida”
Aula 4: Graciela Speranza
A partir do livro Atlas portátil de América Latina: arte y ficciones errantes (ainda inédito no Brasil, mas que leremos em tradução). Disposta a tomar uma das questões mais candentes do mundo contemporâneo – a migração e a errância, as viagens e a fluidez de muitos espaços e territórios – e transformá-la em dispositivo crítico fundamental, Graciela Speranza escreve ensaios errantes, textos móveis que acompanham os textos e obras de arte com que trabalha, num movimento corpo-a-corpo que ora sugere grande proximidade com certos materiais, ora indica certa distância, que procura tomar para ver conjuntos de obras e traçar panoramas amplos, interessados em pensar a América Latina, e parte significativa da produção artística mais recente, ficções errantes e mapas em movimento.
Aula 5: Anne Carson
A partir do livro Sobre aquilo em que eu mais penso. Ler essa antologia de ensaios de Anne Carson é observar a riqueza impura da sua escrita, que mistura gêneros e temas diversos, desierarquiza os saberes, confunde os tempos e faz pensar de novo, com olhos novos, questões variadas: de temas e textos da Antiguidade até autores e artistas modernos, poetas, pintores, cineastas e performers.
Contribuições
Inscrição Integral
(Pagto. em até 3X no cartão)
R$ 450,00Vendas encerradasInscrição Social (50%off)
Destinado a estudantes de graduação e pós graduação, bolsistas CAPES/CNPq e pessoas em situação de vulnerabilidade social. (**Vagas Limitadas)
R$ 225,00Vendas encerradasInscrição + Doação
(Pagto. em até 3X no cartão) A quantia doada acima do valor integral do ingresso nos ajuda a manter o nosso programa de bolsas. Apoie um aluno! Conheça mais sobre o projeto: www.bit.ly/blscapi
R$ 500,00Vendas encerradasInscrição Ex-alunos Capivara
(Pagto. em até 3X no cartão) Destinado exclusivamente aos alunos que já fizeram algum de nossos cursos pagos.
R$ 405,00Vendas encerradas
Total
R$ 0,00