top of page
EZRA POUND: tudo o que você precisa saber sobre poesia, com Dirceu Villa
EZRA POUND: tudo o que você precisa saber sobre poesia, com Dirceu Villa

EZRA POUND: tudo o que você precisa saber sobre poesia, com Dirceu Villa

Data: 20 de fevereiro (terça) Horário: das 19h30 às 21h30

O registro está fechado
Ver outros eventos

Local e Horário

20 de fev. de 2024, 19:30 – 21:30 BRT

Transmissão via zoom

Sobre o Evento

Atividade gratuita

Ezra Pound (1886-1972), poeta estadunidense muito controverso, deixou uma obra de poesia que desafia até o leitor de hoje e uma obra de crítica literária que, como disse seu amigo, o poeta T. S. Eliot, vencedor do Nobel de 1948, “é o mais importante trabalho de crítica contemporânea de seu tipo”. Mas que tipo? O próprio Eliot responderia: “talvez o tipo que nos faça mais falta ficar sem”.

Pound estabeleceu balizas oficinais e anti acadêmicas fundamentais em seu livro seminal ABC of Reading, de 1934 (traduzido para o português por Augusto de Campos e José Paulo Paes como ABC da Literatura), balizas que tomamos como ponto de partida em nosso curso anual, em vários módulos, o Laboratório de Poemas. 

Para saber mais sobre o Laboratório, clique aqui:

LABORATÓRIO DE POEMAS

Portanto, nada melhor do que inaugurar o ano conhecendo melhor a figura do grande poeta nascido em Hailey, Idaho. Veremos como Pound concebeu lemas como Make it New (Renovar); como localizou na concisão o cerne do artesanato poético; como criou, a partir da leitura de Fenollosa e de poetas chineses e japoneses, o “método ideogrâmico”; como propôs os três princípios estruturais do poema (melopeia, fanopeia e logopeia); como dividia em classes as diversas espécies de escritores; e como propunha pesar a qualidade da poesia antiga e da contemporânea numa mesma balança, ignorando poetas de grande nomeada, mas tediosos e desimportantes, assim como jovens poetas preguiçosos demais para praticar uma arte.

E como Pound dizia: “não dê atenção à crítica de quem nunca escreveu obra notável”, vamos colocar à prova suas palavras lendo alguns de seus próprios poemas, desde os textos imagistas até trechos de seu enciclopédico Os Cantos.

Dirceu Villa (1975, São Paulo) é poeta, tradutor e ensaísta, autor de sete livros de poesia, sendo os últimos couraça (2020) e ciência nova (2022), publicados pela Laranja Original. Possui doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pós-doutorado em Literatura Brasileira, ambos pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Participou dos festivais de poesia de Berlim, na Alemanha (2012); Granada, na Nicarágua (2018) e Siena, na Itália (2019). Foi escolhido para a residência literária, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich, em Norwich e Londres (2015). Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Desde 2014, é professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária). Desde 2020, é professor do CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) do Museu Casa das Rosas e professor do Laboratório de Poemas d'A Capivara Cultural.

Compartilhar evento

bottom of page