[Evento Beneficente] CAFÉ & LITERATURA NEGRA - Diálogos: Conceição Evaristo e Maryse Condé, com Maria Carolina Casati
Datas: 01 de dezembro (domingo) Horário: das 10h30 às 13h30
Informações
01 de dez. de 2024, 10:30 – 13:30
LVD La Maison Du Vin et Spirituex, Rua Harmonia, 506 - Jardim das Bandeiras, São Paulo - SP, 05435-000, Brasil
Sobre
>> Os valores dos ingressos têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.
No dia 1 de dezembro, domingo, às 10h30, A Capivara Instituto Cultural convida você para um brunch beneficente que celebra a força e a profundidade das vozes de duas influentes intelectuais negras da atualidade: Conceição Evaristo e Maryse Condé. Guiados pela professora, escritora e curadora Maria Carolina Casati, iremos mergulhar no pensamento dessas mulheres.
O evento acontece na LVD - La Maison Du Vin et Spirituex, loja de vinhos na Vila Madalena, da sommelier Lígia Aleixo, que pessoalmente preparou um delicioso “brunch” para acompanhar o bate-papo, regado com um bom café e com o famoso drink Mimosa, a base de espumante e suco de laranja fresco.
Este encontro faz parte do nosso programa PRETAPALAVRA, que desde 2021 busca divulgar e amplificar vozes de escritoras negras.
Com o aumento de publicações e traduções de textos produzidos por mulheres negras, tem ficado cada vez mais evidente que estamos lidando com intelectuais que pensam e explicam o mundo por meio de uma episteme outra, baseada na cosmopercepção e não apenas no olhar do colonizador.
Enquanto desfrutamos de uma manhã de cultura, boa comida e drinks, teremos a oportunidade de refletir sobre como os textos de Conceição e Condé, para além da produção literária ficcional e poética – também elaboram possibilidades teóricas para o entendimento da experiência de corpos afro-diaspóricos, compondo um conjunto de conceitos de uma intelectualidade negra.
A partir do conceito de escrevivência, cunhado por Conceição Evaristo, vamos discutir a contribuição dessas duas autoras para a consolidação de teorias críticas afro-feministas, bem como para o entendimento de existências provenientes da diáspora africana.
Destinado à qualquer pessoa interessada pela literatura afro-diaspórica e pelos pensamentos negro e anti-colonial.
Mini-bio professora:
Maria Carolina Casati é curadora do circuito gato sem rabo, curadora do Programa Pretapalavra junto à Capivara Instituto Cultural, professora, escritora e doutoranda da EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É mãe do TumTum, filha de Figênia e Brogio, neta de Zelia e amiga de muitas, mas, primeiramente, do G7.
Valores: Temos duas opções de ingressso disponível para esse evento, um com direito a mimosa e outro sem bebida alcoólica.
Confira o menu completo logo abaixo.
É vegetariano ou possui alguma restrição alimentar? Fale com a gente!
Menu
• Sanduíche _ disponível nas seguintes opções:
Recheado com mozzarella de búfala, presunto de parma, tomate, requeijão, pesto e rúcula
Recheado com queijo padrão, rúcula, patê de azeitonas, queijo branco e azeite
Recheado com queijo vegano, rúcula, molho de Tahine, abacate, azeitonas pretas e azeite
• Bolo
• Croissant
• Ovo Cozido
• Frutas da Época
Acompanhamento
• Geleia de Frutas Vermelhas
• Requeijão
• Pasta de berinjela
Bebidas
• Escolha a sua Bebida: Suco de laranja natural, Chocolate quente (teremos opção de chocolate gelado) ou Chá
• Café
• Água
• 1 Mimosa (Para ingresso com opção de bebida alcoólica)