

ESCREVA E APAREÇA: para mostrar ao mundo o seu trabalho, com Valéria Martins
Data: 07, 14 e 28 de abril (segundas) Horário: das 19h30 às 21h30
Informações
07 de abr. de 2025, 19:30 – 28 de abr. de 2025, 21:30
Transmissão via Zoom
Sobre
Na época atual, o trabalho dos escritores não é somente escrever. É preciso dizer ao mundo que seu livro existe e conquistar novos leitores além do círculo de amigos e familiares.
Mas como fazer isso em um país em que os meios de comunicação tradicionais foram canibalizados pelas redes sociais? Devemos contratar assessoria de imprensa? Mas divulgar para qual imprensa? É preciso gravar vídeos e macaquear no Instagram e TikTok? Vale a pena pagar para aparecer no canal de um influencer de livros? Quanto custa? Dá resultado? Blogs e newsletters ainda têm lugar no mundo? O que mudou com a transição do Twitter para o X? É preciso aprender a usar o Canva para criar figurinhas, flyers, convites? Preciso estar presente em todas as redes sociais ou devo eleger somente uma para centrar fogo? O que é melhor para divulgar livros: Instagram ou Youtube?
Todas essas questões e muitas mais, trazidas pelos próprios escritores, serão abordadas na oficina com Valéria Martins, agente literária à frente da Oasys Cultural desde 2008.
Destinado a escritores de ficção e não-ficção que têm necessidade de divulgar seu trabalho.
Aula 1
A divulgação de livros no Brasil.
Principais veículos de divulgação de livros.
Características e público-alvo de cada uma das redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, X, Substack.
Psicologia das redes sociais.
Como eleger a melhor rede para divulgar seu livro.
Análise das redes sociais de escritores que utilizam bem essa ferramenta. Como desenvolver o estilo próprio/marca.
O que postar. Como postar. Que horas postar. A periodicidade para postar. Análise das redes sociais dos alunos.
O "cartão de visitas".
Tira-dúvidas dos alun@s
Dever de casa - arrumar o cartão de visitas e fazer um post.
Aula 2
Análise dos posts dos alunos.
Comentários, ajustes, aprendizados.
Como fazer um planejamento de posts.
Como aprender a pensar o conteúdo e os posts.
Tira-dúvidas dos alun@s
Dever de casa - fazer o planejamento de posts por uma semana, quinze dias, um mês. Fazer mais um post.
Aula 3
Análise do planejamento dos alunos e dos posts realizados.
Comentários, dúvidas, aprendizados.
O vício em telas.
Leituras recomendadas.
Tira-dúvidas dos alun@s.
Fechamento.
>> As aulas ficam gravadas e você pode assistir posteriormente.
>> Emitimos certificado de participação.
Valéria Martins é jornalista formada pela PUC-Rio com 20 anos de experiência em imprensa escrita e 22 anos no mercado editorial. Trabalhou nas editoras Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.br Autora do curso online “Publique seu livro” ministrado regularmente na @acapivaracultural (SP), e do ebook “Como publicar seu livro” à venda na Amazon.com.br Atuou como ghost writer para grandes personalidades do nosso país. Autora de livros de ficção e não-ficção, entre eles, “A revolução da longevidade – Viva com saúde e sabedoria a segunda metade da sua vida” (Ed. Alaúde, 2021). Lançou em março de 2023 “O lugar das palavras” (Ed. 7Letras), híbrido de romance e contos.
>> Estes valores têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.
Contribuições
Contribuição Tô podendo
Esse tipo de doação nos ajuda a manter o programa de bolsas para as pessoas em situação de vulnerabilidade.
R$ 315,00Contribuição Tô dura
Essa doação nos possibilita manter A Capivara Instituto Cultural em operação.
R$ 210,00Bolsa Social
Destinado a estudantes de graduação e pós graduação, bolsistas CAPES/CNPq e pessoas em situação de vulnerabilidade social. (**Vagas Limitadas)
R$ 140,00
Total
R$ 0,00