top of page
Clube de Leitura d'A Capi, com Janine Durand
Clube de Leitura d'A Capi, com Janine Durand

Clube de Leitura d'A Capi, com Janine Durand

"Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida" 04 de maio (quarta-feira) Horário: das 18h30 às 20h

Inscrições encerradas
Consulte a nossa agenda

Local e Horário

04 de mai. de 2022, 18:30 – 20:00

Transmissão via Zoom

Sobre o Evento

Clube de Leitura d'A Capi, com Janine Durand

O nosso clube pretende ser um espaço para reunião da  comunidade capivaresca em torno da experiência da leitura, seja ampliando o repertório de quem já lê ou formando novos leitores. Vamos trocar ideias, compartilhar impressões, gostos e desgostos, de forma livre e prazerosa. Janine Durand, uma roedora de livros profissional, que há mais de 12 anos se dedica a organizar e multiplicar clubes de leitura pelo Brasil, atuando como mediadora e professora em cursos de formação de novos mediadores, vai conduzir o Clube de Leitura d'A Capi. 

"Ler literatura é uma forma de habitar outras narrativas e nutrir novos sonhos. Num clube de leitura temos a oportunidade de multiplicar nossa experiência e pontos de vista. Escuta, compartilhamento, alteridade e afeto serão os ingredientes principais dos nossos encontros." (Janine Durand)

>> Inscreva-se e ganhe um cupom de 10% de desconto* para compra de quaisquer livros no site da Livraria da Tarde

www.livrariadatarde.com.br (ou se você mora em São Paulo, dá uma passadinha lá pra tomar um café e conhecer essa charmosa livraria!)

*(Cupom válido até julho/2022).

PROGRAMAÇÃO 1º SEMESTRE:

Você pode garantir sua vaga para todos os encontros, por um preço "combo" promocional, ou reservar seu ingresso apenas para os encontros que desejar participar.

2 de Fevereiro *(encontro já realizado)

Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia (Record)

9 de Março *(encontro já realizado)

A Vegetariana, Han Kang (Todavia)

6 de Abril *(encontro já realizado)

Você é minha mãe?, de Alison Bechdel (HQ - Companhia das Letras)

4 de Maio

Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida, de Micheliny Verunschk (Patuá)

1 de Junho

Sobre-viventes!, de Cidinha da Silva (Pallas)

>> Aceitamos pagamento via Pix, Boleto Bancário, PayPal ou em até 3x sem juros no cartão.

Sinopse do livro do 4º encontro:

Micheliny Verunschk é conhecida pela sólida voz poética. Nesse romance de estreia, no prosaico, na história da vida, a poeta também chega para ficar. A personagem Teresa é uma adolescente cujos desejos quase não chegam a sê-los, pois são espontaneamente saciados de saída, como os anseios dos anjos, por isso são anjos. A moça é vidente, opera milagres e vai surgindo líquida, contada por um velho que resiste em dá-la de todo para o leitor. Mas ela chega cada vez mais perto, beatificada pelo Papa e trazendo sim um desejo que a tentou até sua realização, o suicídio. A família tenta esconder, não a vê como santa, o problema é "que é assim que se comportam as notícias de morte, caminhos de pólvora a estalar em alta velocidade". O velho narrador nos lembra: "tenta se esconder até mesmo o que é mais óbvio, o suicídio de Jesus, em Jerusalém, durante aquela longínqua Páscoa de que até hoje se tem notícia". Teresa é filha de pais ateus, que dos milagres operados pela filha nunca tiveram olhos para ver. O pai é leitor de William Faulkner e esconde o sonho de ser um músico virtuoso, a mãe é atleta e ambos são cultores da liberdade, ambos enterraram a filha debaixo dos olhos de quem crê ou não, ali na indiferença da terra que come ladrões, moscas ou santas. O tema da herança já estava no trabalho de Micheliny Verunschk, o vemos no seu livro de poemas, o aclamado Geografia íntima do deserto: "O meu pai/ possuía uma das asas/ muito negra./ E dele herdei/ estas estrelas na testa/ e esta noite excessiva". Aqui, nesse romance arrebatador, acompanhamos o luto da terra que chora de barriga cheia, alimentada por mais suicidas do que assumimos. O narrador reza, mesmo cansado, pois o suicídio é pecado para os homens, não para Deus, para isso agora ele tem uma padroeira. Verunschk olha bem nossos olhos e esclarece devagar: pecado é a santidade.

Janine Durand é educadora e sócia fundadora da Jnana Consultoria – Educação, Cultura e Redes. Graduada em Pedagogia – FEUSP. Pós-graduada em Recursos Humanos tem MBA em Economia com foco em Cooperativismo - FUNDACE/USP e especialização em Políticas Públicas - Escola de Governo de São Paulo.

Há mais de vinte anos se dedica às áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Apoiou a implementação de centenas de clubes de leitura em escolas, espaços culturais, livrarias, hospitais e presídios. Idealizadora e articuladora do "Remição em Rede", programa que implementa clubes de Leitura em penitenciárias, atua nessa agenda política desde 2011. Formou mais de 400 mediadores de clubes de Leitura, no último ano. Ministra cursos e palestras em todo território nacional, para instituições privadas, governamentais e do terceiro setor.

Ingressos

  • 4º Nossa Teresa: vida e morte

    4 de Maio - Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida, de Micheliny Verunschk

    R$ 55,00
    Vendas encerradas

Total

R$ 0,00

Compartilhar evento

bottom of page