top of page
AULA GRATUITA - POESIA: LABORATÓRIO PARA UMA ARTE ESQUECIDA, com Dirceu Villa
AULA GRATUITA - POESIA: LABORATÓRIO PARA UMA ARTE ESQUECIDA, com Dirceu Villa

AULA GRATUITA - POESIA: LABORATÓRIO PARA UMA ARTE ESQUECIDA, com Dirceu Villa

Data: 07 de fevereiro (terça-feira) Horário: das 19h30 às 21h30

O registro está fechado
Ver outros eventos

Local e Horário

07 de fev. de 2023, 19:30 – 21:30 BRT

Transmissão via zoom

Sobre o Evento

Nesta aula aberta, que também abre o ano dos vários módulos do nosso Laboratório Permanente do Poema, vamos lembrar que Ezra Pound dizia, já nos anos 1920, the dead art of poetry (“a arte morta da poesia”).

Embora o sistema editorial, crítico e jornalístico assine esse óbito todo dia, e com prazer, veremos que talvez a arte da poesia não esteja propriamente morta, mas esquecida. O que é a poesia, o que significa compô-la hoje, que riscos você corre ao fazê-lo e quanto prazer achará nessa invenção é o nosso múltiplo tema.

A aula vai percorrer alguns poemas exemplares de várias épocas e línguas, extraindo deles o antídoto para um momento como o nosso, de celebridade oca, de decisões comerciais e da venda da autoria e de mil palpites. Vamos abordar como não dar ouvidos ao ruído em volta, mas desenvolver uma concentração focalizada na percepção diferencial, e como tornar essa percepção de linguagem uma segunda natureza.

Percorreremos o que disseram sobre o assunto, entre outro(a)s, Marina Tzvietáieva, e .e. cummings, Sousândrade, Ricardo Aleixo, Hilda Hilst, Serlo de Bayeux, Marjorie Perloff.

E para as pessoas interessadas em um mergulho mais profundo no tema da composição poética, confira em nosso site os novos módulos de 2023 do Laboratório de Poemas:

acapivaracultural.com.br/laboratoriodepoemas

Dirceu Villa é poeta, tradutor e ensaísta, autor de 6 livros publicados de poesia, com doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela USP e pós-doutorado em Literatura Brasileira, também pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Foi convidado para o PoesieFestival de Berlim em 2012 e em 2015 foi escolhido para residência literária em Norwich e Londres, promovida pelo British Council. Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, e publicada em antologias e revistas especializadas. Há sete anos é  professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária) e professor do Laboratório do Poema há três anos n' A Capivara.

Compartilhar evento

bottom of page