top of page
AULA GRATUITA - Percepção, Energia e Voz, com Dirceu Villa
AULA GRATUITA - Percepção, Energia e Voz, com Dirceu Villa

AULA GRATUITA - Percepção, Energia e Voz, com Dirceu Villa

Data: 01 de agosto (terça-feira) Horário: das 19h30 às 21h30

O registro está fechado
Ver outros eventos

Local e Horário

01 de ago. de 2023, 19:30 – 21:30 BRT

Transmissão via zoom

Sobre o Evento

Esta aula aberta inicia o segundo semestre de atividades do Laboratório de Poemas. Se no primeiro vimos os princípios da composição poética, agora nos dedicamos a explorar os aspectos nos quais a percepção poética focaliza sua força.

A energia e a elegância, as questões de talento e trabalho, a sexualidade e os segredos ancestrais e rituais dessa atividade singular e, por fim, o que constitui a voz – ou as vozes –, que se encenam num poema, e o que significa ter estilo.

Assim, nesta aula aberta, veremos como a percepção deve ganhar foco para energizar uma voz específica, ou um estilo, assinalando em alguns exemplos de línguas diversas (sempre traduzidos) os pontos luminosos onde poetas nos ensinam sua arte, penetrando surdamente no reino das palavras, como disse Carlos Drummond de Andrade, porque lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Por fim, chamaremos ao primeiro contato a noção de “técnicos do sagrado”, que Jerome Rothenberg tomou de Mircea Eliade, e o conceito de infrathin (o “infrafino”), que Marjorie Perloff toma de Marcel Duchamp.

E para as pessoas interessadas em um mergulho mais profundo no tema da composição poética, é só conferir em nosso site os próximos módulos de 2023 do Laboratório de Poemas: www.acapivaracultural.com.br/laboratoriodepoemas 

Dirceu Villa é poeta, tradutor e ensaísta, autor de 6 livros publicados de poesia, com doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela USP e pós-doutorado em Literatura Brasileira, também pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Foi convidado para o PoesieFestival de Berlim em 2012 e em 2015 foi escolhido para residência literária em Norwich e Londres, promovida pelo British Council. Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, e publicada em antologias e revistas especializadas. Há sete anos é  professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária) e professor do Laboratório do Poema há três anos n' A Capivara.

Compartilhar evento

bottom of page