top of page
Aula especial - Escrever a mulher: a escrita a partir das palavras de grandes autoras, com Isabella Martino
Aula especial - Escrever a mulher: a escrita a partir das palavras de grandes autoras, com Isabella Martino

Aula especial - Escrever a mulher: a escrita a partir das palavras de grandes autoras, com Isabella Martino

Datas: 04 de dezembro (segunda-feira) Horário: das 19h30 às 21h30

As inscrições estão encerradas
Consulte a nossa agenda

Local e Horário

04 de dez. de 2023, 19:30 – 21:30

Transmissão via Zoom

Sobre o Evento

[Contribuição voluntária via PIX] 

**As contribuições recebidas serão destinadas a apoiar os alunos da Capivara em situação de vulnerabilidade, por meio do programa de bolsas de estudos d'A Capi (ver mais detalhes em política de bolsas | A Capivara Cultural ), bem como os professores integrantes do projeto.

Esse "Aulão Especial" é uma aula expositiva e prática, que mescla teoria e debates, ao longo de duas horas. Durante o encontro, iremos discutir acerca do fazer literário de mulheres escritoras, e promover pensamentos sobre a condição feminina e sobre como a literatura é para elas um meio de elaboração de seus processos de subjetivação.

A subjetivação é um exercício de criação contínuo, que amplia as experiências para além dos modelos prontos e esperados como ideal de feminilidade – sempre a serviço do patriarcado, na mera reprodução de saberes disciplinares e da vida.

Vamos pensar o gesto da escrita como uma prática de si, situando as mulheres na leitura de suas relações para promoção de autonomia. Uma mulher que escreve a si mesma pode ressignificar padrões de confinamento e trilhar rumo às práticas de liberdade e de resistência.

Abordar a escrita de mulheres pela chave da subjetivação é pensar a possibilidade de delineamento múltiplo e singular de atuações femininas, libertas da imposição da sociedade patriarcal-sexista, capitalista e racializante.

A primeira parte da aula apresentaremos o pensamento sobre a escrita de mulheres a partir de textos de Virginia Woolf, Hélène Cixous, Anne Sexton, Patricia Hill Collins, Carola Saavedra, Marguerite Duras e Tamara Kamensztain. Na segunda parte da aula, iremos ler e debater poemas que tematizam o que é ser mulher e propõem novos modelos subjetivos.

Todos os participantes receberão uma bibliografia especialmente preparada pela professora.

A aula fica gravada e você poderá ver e rever quantas vezes quiser! :)

Destinado a todas as pessoas que se interessam por literatura e escrita de mulheres.

ATENÇÃO: Caso deseje contribuir com o projeto, escolha a opção via PIX na hora do pagamento. 

Agradecemos todo apoio! <3

Isabella Martino, nasceu em São Paulo, é escritora, professora de literatura, pesquisadora, comunicóloga e cursa formação em psicanálise. Sua primeira graduação é em Comunicação Social, depois se formou em Artes Cênicas, com Pós-Graduação em dramaturgia e direção teatral. Foi no teatro que começou a escrever as suas primeiras peças, depois contos e poemas.

Mestre na Unifesp-SP em Literatura Portuguesa, é fundadora e coordenadora do Clube de Poesia da Biblioteca Mário de Andrade. É professora do Curso de Formação de Escritores da Casa das Rosas. Pesquisa intersecções entre poesia, psicanálise e crítica feminista.

Ingressos

  • Hoje não posso contribuir

    R$ 0,00
  • Vou fazer um PIX!

    Pague quanto quiser

Total

R$ 0,00

Compartilhar evento

bottom of page