top of page
Aula especial - AQUELE QUE EM MIM SENTE ESTÁ PENSANDO:  Poesia, arte e ciência, com Dirceu Villa
Aula especial - AQUELE QUE EM MIM SENTE ESTÁ PENSANDO:  Poesia, arte e ciência, com Dirceu Villa

Aula especial - AQUELE QUE EM MIM SENTE ESTÁ PENSANDO: Poesia, arte e ciência, com Dirceu Villa

Datas: 13 de dezembro (quarta-feira) Horário: das 19h30 às 22h

As inscrições estão encerradas
Consulte a nossa agenda

Local e Horário

13 de dez. de 2023, 19:30 – 22:00

Transmissão via Zoom

Sobre o Evento

[Contribuição voluntária via PIX] 

**As contribuições recebidas serão destinadas a apoiar os alunos da Capivara em situação de vulnerabilidade, por meio do programa de bolsas de estudos d'A Capi (ver mais detalhes em política de bolsas | A Capivara Cultural ), bem como os professores integrantes do projeto.

Nesta aula especial, que encerra as atividades d'A Capivara Cultural no ano de 2023, vamos ver – sob esse título tomado de Fernando Pessoa – como a “lógica poética” que Giambattista Vico propôs pode ser um meio para repropor questões da ciência e mesmo seu método.

Numa época em que ciência se reduziu em tecnologia e a arte em entretenimento, como essas duas grandezas anteriores poderiam ser restauradas? Se o consenso pode ser manufaturado, como pensou Noam Chomsky, como retornar a ciência a seu princípio de dúvida, de experimento?

O grande crítico de arte Edgar Wind se perguntava: o que não teria sido a colaboração do pintor Paul Klee ilustrando um livro de anatomia, se o divórcio entre arte e ciência já não tivesse ocorrido?

Essa aula é um convite para pensar juntos e debater as possíveis respostas para essas perguntas.

Se a antiga alquimia estabelecia dois grandes momentos do pensamento – solve et coagula (“dissolve e coagula”) – podemos imaginar que vivemos, desde o  século XVIII, demasiado em solve, e que talvez seja o momento de coagula.

Durante a aula, vamos percorrer exemplos de obras de arte e poesia que podem situar uma nova hipótese de colaboração entre arte e ciência, para um pensamento que seja, ao mesmo tempo, de uma nova ciência.

ATENÇÃO: Caso deseje contribuir com o projeto, escolha a opção via PIX na hora do pagamento. 

Agradecemos todo apoio! <3

Dirceu Villa (1975, São Paulo) é poeta, tradutor e ensaísta, autor de sete livros de poesia, sendo os últimos couraça (2020) e ciência nova (2022), publicados pela Laranja Original. Possui doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pós-doutorado em Literatura Brasileira, ambos pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Participou dos festivais de poesia de Berlim, na Alemanha (2012); Granada, na Nicarágua (2018) e Siena, na Itália (2019). Foi escolhido para a residência literária, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich, em Norwich e Londres (2015). Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Desde 2014, é professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária). Desde 2020, é professor do CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) do Museu Casa das Rosas e professor do Laboratório Permanente de Poemas d'A Capivara Cultural.

Ingressos

  • Vou fazer um PIX!

    Pague quanto quiser
  • Hoje não posso contribuir

    R$ 0,00

Total

R$ 0,00

Compartilhar evento

bottom of page