

A ARMA DE CHEKHOV: Oficina de escrita de contos, com Dirceu Villa
Datas: 11/11, 18/11, 25/11, 02/12 (terças) Horário: das 19h30 às 22h
Informações
11 de nov. de 2025, 19:30 – 02 de dez. de 2025, 22:00
Transmissão via Zoom
Sobre
“A ARMA DE CHEKHOV”: O CONTO PERFEITO
A arte do conto, como forma, tem sido pouco debatida como uma arte, isto é, como algo que reúne, em si, os mecanismos de composição de uma obra, que simultaneamente contenha a singularidade de um estilo e provoque algo em seu público.
O polêmico conceito da “Arma de Chekhov” — ou a hipótese de que todo elemento inserido na narrativa breve do conto deve ser utilizado em sua amarração de escrita — será o ponto de partida para nossas discussões.
Nos quatro encontros desta oficina, vamos, portanto, discutir o que pode ser visto como “conto perfeito”, para extrair daí elementos que nos façam considerar a arte da escrita em prosa ficcional.
Pensaremos nos seguintes contos escolhidos: “Sun Pi-Chen”, de P’u Sung-Ling; “O Caso da Vara”, de Machado de Assis; “Amor”, de Clarice Lispector; “Gato na Chuva”, de Ernest Hemingway; “Um Coração Simples”, de Gustave Flaubert; “Kew Gardens”, de Virginia Woolf; “Um Médico Rural”, de Franz Kafka; “A Bruta”, de Joseph Conrad e “Cadeira”, de José Saramago.
A leitura prévia dos contos não é obrigatória, o professor vai comentar trechos dos textos, para exemplificar os pontos que se pretende debater.
A oficina se completa com a escrita de um conto breve — por cada um dos participantes e das participantes, considerando o que aprendemos com o percurso — para ser comentado pelo ministrante, durante o quarto encontro.
>> Emitimos certificado de participação (frequência mínima de 75% nas aulas)
>> Parcelamos em até 12x via Sympla.
Estes valores têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.
Dirceu Villa (1975, São Paulo) é poeta, tradutor e ensaísta, autor de sete livros de poesia, sendo os últimos couraça (2020) e ciência nova (2022), publicados pela Laranja Original. Possui doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pós-doutorado em Literatura Brasileira, ambos pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Participou dos festivais de poesia de Berlim, na Alemanha (2012); Granada, na Nicarágua (2018) e Siena, na Itália (2019). Foi escolhido para a residência literária, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich, em Norwich e Londres (2015). Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Foi professor por cerca de 10 anos da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária). Desde 2020, é professor do CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) do Museu Casa das Rosas e professor do Laboratório de Poemas d'A Capivara Cultural, onde também ministra outros cursos sobre poesia e prosa.

