top of page
18.png
Untitled design (1).png

Conheça um pouco mais do projeto que retorna em 2024!

Imersão poética em Caraíva - BA 

22 a 26 de maio

com Ana Marta Cattani, Patricia Palumbo e Tatiana Eskenazi

O EVENTO: O que é o Itinerário de Poesia? 

O Itinerário de Poesia é uma viagem com propósito poético, um convite a todas as pessoas para construir e percorrer, através da poesia e da música, um percurso pessoal a um lugar almejado: o da poesia como filosofia de vida. Manuel Bandeira, nossa fonte de inspiração para esse Itinerário, dizia que: a poesia está em tudo - tanto nos amores como nos chinelos, tanto nas coisas lógicas como nas disparatadas. 

 

Uma imersão na Vila de Caraíva, no sul da Bahia, uma das vilas mais antigas do Brasil, situada entre o mar e o rio Caraíva, onde até hoje não é permitida a entrada de carros e o chão é de areia.


Por meio de vivências na natureza, na aldeia indígena Pataxó, contato com os habitantes e com a cultura do lugar (histórias, culinária, forró), oficinas de escrita e imagem, leituras poéticas, curadoria musical, trabalharemos a percepção poética acerca de tudo o que nos rodeia.

20.png
16.png

LOCAL: Caraíva - Bahia  

O deslocamento até Caraíva é uma viagem de volta no tempo, um percurso às avessas, rumo ao início: natureza, ancestralidade, povos originários, o que havia antes e o que ainda há hoje — recontar e recuperar a história a partir de um ponto de vista lúcido e poético (há poesia em tudo). Paralelamente, a partir da história do lugar, traçar o itinerário de nossa história pessoal: recontar a própria história de vida por uma perspectiva poética, como faz Manuel Bandeira no livro Itinerário de Pasárgada: infância, adolescência, vida adulta e velhice.

A POUSADA:

18.png

Os participantes ficarão hospedados em uma das melhores pousadas da vila, a Pousada Casa das Conchas, localizada na praça da Igreja Matriz, com capacidade para apenas 20 pessoas, em 8 luxuosas suítes.

19.png
caraiva nome 02 - Copias.png

UM TRIO FEITO DE PALAVRA, IMAGEM & SOM:

A idealização e coordenação do Itinerário de Poesia é de Ana Marta Cattani (escritora) e Tatiana Eskenazi (escritora e fotógrafa), que convidaram a jornalista especialista em música, Patricia Palumbo, para compor o trio que conduzirá o Itinerário, acompanhando os participantes durante todo o tempo.

Ana_Marta-29.jpg

Ana Marta Cattani (São Paulo, SP) é escritora, advogada e mestre em Direito Civil. Pós-graduada pelo curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, tem poemas publicados na coletânea Prêmio Off-Flip de Literatura (selo Off Flip, 2021) e nas revistas Ruído Manifesto, Gueto e Peixe-boi. Selecionada para a residência literária Kaaysá Art Residency/ Tomar Corpo (2019), integra a antologia resultante desta residência: Corpo de Terra (editora Quelônio, 2021). Em 2020, fundou A Capivara (@acapivaracultural), espaço cultural que se dedica às artes da palavra. No prelo, seu livro de estreia Tutano sairá pela Laranja Original.

19.png
WhatsApp Image 2023-06-22 at 16.27.42.jpeg

Tatiana Eskenazi (São Paulo, SP) é administradora, fotógrafa e poeta. Pós-graduada pelo curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. Publicou os livros de poemas "Seu retrato sem você" (Quelônio, 2018) e "Na carcaça da cigarra" (Laranja Original, 2021). Multiartista e pesquisadora, trabalha outras formas de expressão poética além da palavra, por meio do projeto de não-retratos "Seu retrato sem você" (@seuretratosemvoce), uma investigação sobre a ausência.

20.png

Nossa convidada especial:

WhatsApp Image 2023-06-22 at 17.04.26.jpeg

Patricia Palumbo (São Sebastião, SP) é jornalista e pesquisadora. Tem quase 40 anos de trabalho em rádio: herdou do seu pai o amor pelo rádio e da sua mãe o talento para contar histórias. Além de radialista e jornalista, é caiçara, mãe e marinheira. Premiada 4 vezes por seu trabalho em rádio pela APCA, melhor radialista pelo WME (Womens Music Event) em 2018, homenageada no Prêmio Profissionais da Música em 2021, Patricia apresenta desde 1998 o programa Vozes do Brasil. 

18.png

Sua vivência no rádio permitiu realizar o projeto inovador da Rádio Vozes em 2016, uma grande plataforma online de podcasts e música (https://radiovozes.com/). Apresenta o Instrumental Sesc Brasil há mais de 20 anos. Tem 3 livros publicados, o mais recente pelas Edições Sesc, Vozes do Brasil – Entrevistas Reunidas, com 33 artistas da música brasileira. Faz curadoria e consultoria musical. Em 2020, a partir da “infinitena”, criou seu podcast Peixe Voador, um diário intimista cheio de literatura e poesia.

caraiva nome 02 - Copias.png
caraiva nome 02 - Copias.png
caraiva nome 02 - Copias.png

Nosso Itinerário se destina a todas as pessoas interessadas em poesia e música, literatura, fotografia, dança, história, cultura indígena, meditação como parte do processo criativo, contato com a natureza e troca com moradores locais, com o objetivo de experienciar a poesia como uma filosofia de vida.

Não há pré-requisitos quanto à escrita ou o conhecimento literário. Basta gostar de poesia!

ITINERANTE:

caraiva nome 02 - Copias.png
caraiva nome 02 - Copias.png
caraiva nome 02 - Copias.png
14.png
17.png

Gostou do nosso Itinerário? Clique abaixo para se inscrever na lista de interessados para a edição 2024.

 

Nossa equipe entrará em contato com você para mais detalhes!

Itinerário Poesia 2024

Obrigado pela inscrição!

banner site 2022 (3).png
bottom of page