top of page

Palavras além dos livros: literatura negro-brasileira escrita por mulheres - PRETA PALAVRA

“Palavras além dos livros: literatura negro-brasileira escrita por mulheres" é uma obra que reúne trabalhos relevantes de pesquisadores/colaboradores que contribuem para a reflexão sobre a diversidade nas obras escritas, sobretudo, por mulheres negras. Trata-se de uma importante contribuição para a discussão sobre a "pluralidade de perspectiva" na literatura.




Segundo Maria Carolina Casati, que assina a orelha do livro:


"De fato, por muito tempo, fomos faladas e defini das, tivemos nossas existências significadas e limita das pelo discurso branco-cis-hetero-patriarcal. Anastácia e tantas outras tiveram suas vozes encobertas pela máscara; na atualidade, o silenciamento ocorre pelo véu da "especificidade": isso é texto "de mulher", as temáticas só dizem respeito à experiência "do gueto". Palavras além dos livros: Literatura negro-brasileira escrita por mulheres traz vozes potentes se narrando, escrevendo e produzindo conhecimento."




A coletânea traz reflexões teóricas sobre a produção literária de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Eliana Alves Cruz, Elaine Marcelino e Jarid Arraes, intelectuais que muito contribuem para além da história literária contemporânea. Assim, compreende-se que #pretapalavra, no encalço da fruição, contempla também o caráter político da literatura negro-brasileira de autoria de mulheres, uma vez que essa produção por si só produz novos atravessamentos sobre a concepção dos lugares de saber na sociedade brasileira.



Mirian Cristina Santos




uma série de cursos, oficinas, aulas abertas e produção de conteúdo digital, que visa apresentar textos, poemas e pensamentos de mulheres negras, divulgando a "escrevivência" em seu sentido mais ancestral.






Mirian Cristina dos Santos é Doutora em Letras (UFJF) e Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (UFOP). Professora Adjunta do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa). É autora do livro "Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea" (2018). Mirian também é idealizadora do Clube de Leitura Lendo EscritorAs.











Σχόλια


bottom of page